Anúncio

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Aumente a vida útil dos pneus do seu carro com estas dicas!

Veja os cuidados para garantir a segurança e o custo benefício

Foto: Pixabay

Manter o bom funcionamento do carro requer cuidados de alguns itens importantes, como os pneus. Para isso, a melhor forma de garantir a conservação é estar atento aos principais hábitos ao volante, que são importantes para determinar o estado dos pneus a longo prazo.

Além de representar uma diminuição nos gastos com manutenção, estar com os pneus em dia também representa mais segurança na hora de dirigir. É importante destacar a atenção junto a vida útil dos pneus, que indica o tempo de boas condições do produto, podendo variar de meses até anos dependendo das formas de uso.

Entre as características a serem observadas para avaliar a qualidade dos pneus estão a forma de condução do motorista, os terrenos por onde o veículo percorre, além da frequência das visitas à manutenção. Agora que você já sabe sobre a importância dos cuidados com os pneus, veja algumas dicas para incluir na rotina e aumentar a vida útil do produto:

1)   Conheça os pneus adequados para seu tipo de veículo

Uma das melhores formas de prolongar o uso dos pneus é se certificar de estar utilizando os modelos certos de acordo com o modelo do veículo. Isso é importante uma vez que os pneus acabam concentrando todo o peso da carga e ainda a tração do motor.

Responsáveis por garantir o bom rendimento, cada veículo conta com o seu modelo de pneu ideal. Carros novos, carros usados em Londrina, carros esportivos ou de passeio, cada um é desenhado para um tipo de situação, assim como os pneus devem ser. Para fazer a escolha certa, não deixe de consultar o recomendado no manual do proprietário.

2)   Realize o alinhamento e balanceamento dos pneus

Um dos fatores que podem vir a interferir na vida útil dos pneus é a pressão exercida pelo eixo e pela suspensão. Entre os sinais que podem indicar que isso está ocorrendo estão a trepidação do veículo ou o desgaste maior para um dos lados.

Para esses casos, o processo de balanceamento e o alinhamento é a opção mais indicada entre os especialistas. Além dos sinais de desgaste do veículo, o processo deve ser realizado a cada 10 mil quilômetros rodados ou ainda a cada troca de pneus.

Com o balanceamento é possível garantir que o veículo irá trafegar de forma adequada, com menor atrito em solos irregulares e aumento da vida útil dos pneus. 

3)   Invista no rodízio dos pneus 

Uma das alternativas para evitar o desgaste dos pneus é apostar no rodízio. Ao mudar a posição de tempos em tempos, fica mais fácil aumentar o tempo de vida útil, permitindo que os pneus sejam utilizados de forma semelhante.

Isso é possível uma vez que nos veículos, a distribuição do peso dos ocupantes e das cargas é realizada de forma total entre os pneus. No caso de veículos mais robustos, como é o caso do Ford Fusion, a parte traseira acaba recebendo um impacto maior que merece atenção.

4)   Realize a calibragem dos pneus regularmente 

A calibragem dos pneus é um procedimento fundamental para a durabilidade, além da segurança e estabilidade do veículo.

Um pneu com pouca pressão, por exemplo, pode vir a apresentar desgaste nas bordas, gerar o aumento do consumo de combustível e ainda diminuir a duração do produto em até 30%.

Por outro lado, o excesso de pressão pode deteriorar a banda central, além de aumentar consideravelmente as chances de estourar. Por isso, antes de buscar um serviço profissional o recomendado é verificar o prazo pelo fabricante dos pneus.

Geralmente, a frequência recomendada para realização da calibragem é de uma a duas semanas ou conforme as características apresentadas pelo veículo. Para um bom resultado, o pneu deve estar frio e não pode ter rodado mais do que três quilômetros.

5)   Não esqueça de realizar a manutenção do veículo

A manutenção do carro é um cuidado que deve ser realizado regularmente a fim de identificar problemas que possam vir a estar sobrecarregando a performance e principalmente os pneus.

Com o auxílio de um profissional é mais fácil identificar outros problemas que podem estar impactando na vida útil dos pneus, como o sistema de suspensão fora do parâmetro indicado.

Além de solucionar as irregularidades existentes, a manutenção é uma forma de evitar o aparecimento de novos problemas que podem vir a comprometer não só os pneus, mas a segurança em circular com o veículo.

6)   Tenha atenção ao armazenamento do pneu

Embora o ideal seja manter um pneu de estepe, em algumas situações é necessário armazenar os pneus antes de sua utilização. Nesses casos, todo o cuidado é fundamental para evitar que a borracha fique ressecada, comprometendo a direção.

Guardar da maneira correta é um dos hábitos que podem contribuir para aumentar a vida útil do pneu.

Além de seguir as recomendações do fabricante, o ideal é que os pneus sejam guardados em um ambiente seco, coberto, arejado e, de preferência, longe da luz direta do sol. Também evite armazenar o pneu com itens de metais, madeira e outros objetos pesados ou pontiagudos.

Ao encontrar o local ideal, limpe o pneu com água e sabão neutro, secando bem ao finalizar. Coloque os pneus em sacos plásticos retirando todo o ar a uma temperatura média entre 10 e 25 graus.

Essas medidas vão ajudar a manter a qualidade do produto em dia e prolongar o tempo de uso na rua.

7)   Mantenha o cuidado ao dirigir

 Além de todas as dicas apresentadas, uma das melhores táticas para prolongar a durabilidade dos pneus é manter o cuidado ao dirigir. Isso porque são os hábitos ao volante, como alta velocidade e frenagem brusca, alguns dos principais fatores para o surgimento de danos nos pneus.

Para dirigir de forma mais responsável, evite subir em calçadas, não deixe os pneus prensados junto a guia na hora de estacionar, evite freadas bruscas sem necessidade, não estacione sobre poças de óleo ou solves, não realize curvas em alta velocidade e se possível, evite ruas e avenidas que apresentam más condições de asfalto. 

Curtiu? Compartilhe em suas redes sociais!